Lorem ipsum dolor sit
consectetur adipiscing
Rua Visconde de Cairu, 116
Vila Marta - Sorocaba / SP [+] Como chegar...
Rua Imperatriz Leopoldina, 57
Vila Marta - Sorocaba / SP [+] Como chegar...

Campanha alerta sobre doenças renais.

Ideia é chamar a atenção para hábitos saudáveis
Quarta-feira, 13 de Março de 2013
Dicas são beber água, fazer atividades físicas e controlar o peso e a pressão arterial
Dicas são beber água, fazer atividades físicas e controlar o peso e a pressão arterial

Ana Paula Yabiku Gonçalves
ana.goncalves@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

Importantes fatores na avaliação médica para os cuidados contra as doenças renais, a pressão arterial elevada, diabetes e obesidade estarão no centro das ações do Instituto de Hemodiálise de Sorocaba (IHS) durante o Dia Mundial do Rim, comemorado amanhã, dia 14 de março. O objetivo, segundo o médico nefrologista e diretor do instituto, Jaelson Guilhem, é alertar a população a respeito da importância da saúde dos rins, tomando como base as medidas preventivas e o diagnóstico precoce. A campanha será estendida em forma de cartazes implantados nos ônibus municipais, além de folhetos informativos distribuídos nas entradas de shoppings da cidade.

As ações fazem parte de iniciativas lideradas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em todo o território nacional. Mais do que o alerta para os riscos das doenças renais, a ideia é chamar a atenção dos sorocabanos para a adoção de hábitos saudáveis, assim como os seus benefícios para evitar as infecções nos rins. "Algumas doenças metabólicas juntas, em uma mesma pessoa, multiplicam o risco de doenças renais", explica o médico.

A Campanha Mundial do Rim, ressalta o nefrologista, envolve oito "regras de ouro": saber a pressão arterial, controlar o açúcar no sangue, fazer atividades físicas, conferir o peso e a dieta, beber água, não fumar, não usar remédios sem orientação médica e parar de agredir o próprio rim, se perguntando se eles estão bem. Os alertas para a população, no entanto, terão foco sobre seis questões básicas: Você tem pressão alta? Você tem diabetes? Você está acima do peso? Você tem mais de 50 anos? Tem doença renal na família? Você costuma tomar remédio sem orientação médica?

Diagnóstico

O diagnóstico precoce de doenças como diabetes e pressão alta é, segundo Jaelson, fundamental. "Por isso, as campanhas públicas de checagem são muito importantes para monitorar os riscos e evitar doenças". No caso da pressão elevada, quanto mais jovem o indivíduo, maior será a atenção demandada para saber a gravidade do quadro quando a pressão arterial indicar 14 por 9 ou mais.

Já diabetes e obesidade, em geral, "andam juntos". "É como se o pâncreas se cansasse e não conseguisse mais produzir insulina para a superfície em razão da alta quantidade de células adiposas e assim sobra açúcar na circulação, lesionando não só os rins, mas também a retina", explica o especialista. Como consequência, a circulação periférica se torna mais difícil e as lesões cardíacas são mais frequentes.

A adoção de hábitos positivos é, de acordo com Jaelson, o melhor remédio para uma vida saudável. É preciso haver consciência e combate ao sedentarismo e ao tabagismo, além de adotar uma nutrição cada vez mais saudável. "Estes são os passos para se alcançar o equilíbrio. As pessoas falam muito de preservar o meio ambiente, mas se esquecem de que estão se auto poluindo", conclui.

Audiência pública

O Dia Mundial do Rim também será tema de debate na Câmara de Vereadores Sorocaba, às 19h30 de amanhã. O evento foi proposto pelo vereador Izídio de Brito (PT) aproveitando a data mundial para discutir os alertas para os riscos iminentes das doenças renais. O nefrologista Jaelson Guilhem estará presente para tratar do apoio e dos tratamentos a pacientes com insuficiência renal crônica.

Além dele, foram convidados para a audiência pública representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria Regional de Saúde 16, Associação de Pacientes Renais de Sorocaba (Transdoreso), a Secretaria da Cidadania, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Deficientes, a Faculdade de Medicina e Enfermagem de Sorocaba, a Farmácia de Autocusto, além dos profissionais da saúde e órgãos da imprensa. O convite é estendido a todos os interessados. (Supervisão: Marcelo Roma)

Fonte:  Jornal Cruzeiro do Sul
Voltar