1) Mantenha o peso!Você sabia que a obesidade pode prejudicar a função dos seus rins? O excesso de peso predispõe ao surgimento de problemas de saúde como hipertensão e diabetes, que são as principais causas da insuficiência renal crônica. Mantenha uma alimentação saudável associada à prática de atividades físicas para não ter problemas com seus rins.
2) Não se deixe enganar pelo sódio!Sal e sódio são duas palavras que são usadas como se fosse a mesma coisa, mas não são! Até mesmo alimentos que não são "salgados" podem conter sódio, como por exemplo: o leite. O consumo excessivo de sódio pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão arterial! São fontes de sódio:
Evite o consumo desses alimentos! Para dar sabor aos seus alimentos prefiras os temperos naturais como alho, cebola, coentro, orégano, louro, cebolinha, salsinha!
3) De doce já basta a vida!O excesso de açúcar no sangue pode causar lesões em seus rins. O controle da glicemia é um importante aliado no tratamento da diabetes. Evite o consumo de açúcares e doces prefira o consumo de adoçantes artificiais e cereais integrais.
4) Mate a sede! De verdade... Com água!Manter-se hidratado é importante para as funções vitais do organismo. A água serve para transporte de nutrientes e resíduos tóxicos que são eliminados pelos nossos rins. Mate sua sede com água! Fuja dos refrigerantes e sucos artificiais, eles contêm muito açúcar e aditivos, como sódio, e vão só enganar a sede: você só vai querer tomar mais e mais refrigerante!
5) Fuja das dietas da modaA busca desesperada pela a perda de peso pode colocar sua saúde em risco! Dietas muito restritivas podem gerar carência de vitaminas e minerais. A receita correta para o emagrecimento saudável é baseada numa alimentação balanceada composta de todos os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e lipídios, dentro dos seus limites!