Um usuário do KidneyBuzz.com paciente de doença renal crônica que realiza diálise escreveu, "Eu sou um paciente de diálise e meus 3 filhos estão encontrando dificuldades. O que posso fazer sobre isso? Que tipo de apoio posso melhor oferecer-lhes?"
Como sabemos qualquer pessoa com doença renal crônica, o diagnóstico de insuficiência renal pode ter um efeito psicológico poderoso na sua família e especialmente os seus filhos. Na verdade, os sentimentos complicados e as mudanças de estilo de vida causadas pela doença renal crônica e diálise podem tornar-se igualmente esmagadoras para a família do paciente como para o paciente. No entanto, compreendendo as potenciais alterações da forma de como se relacionar com seus filhos podem ajudá-lo tomar medidas para promover relacionamentos saudáveis, mutuamente, como seu filho se desenvolve como adulto.
Embora os efeitos da doença renal crônica podem variar entre crianças e pais diferentes, a comunicação é fundamental. As crianças muitas vezes aproximam qualquer doença crônica, incluindo doença renal crônica e diálise com incerteza, medo, culpa e ansiedade. Portanto, os pais devem "manter a consciência desta questão e responder de acordo" relatou o site Primary Psychiatry.
Muitos pais na comunidade de doença renal crônica não discutem sua doença, porque eles querem proteger seus filhos contra o stress e a incerteza da doença renal crônica e diálise. No entanto, isso não funciona. Crianças ainda muito jovens podem sentir que algo está errado, e evitar o assunto pode levá-los a acreditar que a situação é pior do que é. - criando ainda mais sentimentos de confusão e medo. Entendendo como ter cuidado em como você compartilha as informações e o tipo de informações que você fornece aos seus filhos baseados nas idades e níveis de maturidade, e ser tão honesto quanto possível com eles.
Graças aos avanços modernos, a sobrevivência a longo prazo tem melhorado muito para todos os estágios da doença renal crônica. No entanto, crianças devem habituar-se à fadiga crescente dos pais e diminuição da força devido ao acúmulo de toxinas e tratamentos de diálise.
As crianças vão entender, e ouvir diretamente dos seus pais pode muitas vezes ser tranquilizador, sugere os pesquisadores Suzanne R. Smith e Elizabeth Soliday.
Mesmo os pacientes que estão em diálise há muitos anos é difícil manter as suas responsabilidades como pais e ao mesmo tempo viver com doença renal crônica. Muitas vezes pode se tornar fisicamente e emocionalmente desgastante, certo? Bem, quando atinge-se esse ponto, pacientes de doença renal crônica devem reavaliar suas programações, bem como "Lista de afazeres" e aceitar a ajuda de outros, incluindo seus filhos.
Quando seus filhos entendem que você não tem tempo ou energia para tudo como você fez uma vez, eles são frequentemente muito mais acomodados. Além do mais, pedir ajuda quando você precisar deles permitirá que você gaste menos tempo se preocupando e mais tempo desfrutando de seus entes queridos.
Um paciente de diálise deve esperar mudanças no comportamento do seu filho, como ajustam-se às mudanças resultantes de doença renal crônica e diálise. As crianças menores podem se tornar excessivamente pegajosas ou impulsivas, enquanto crianças mais velhas ou adolescentes podem se tornar irritados ou distantes e se retirar das atividades da família.
Lembre-se de ser paciente. Tente manter um horário constante para todos os seus filhos e incentivá-los a fazer perguntas, bem como falar sobre seus sentimentos, incluindo medos. Conforme descrito no site Cancer.net: "Tranquilizar seus filhos que sempre receberão cuidados e que você sempre vai amá-los"
Amigos, você pode ficar mais tranquilo de saber que não há nenhuma maneira "certa" de falar com as crianças sobre a doença renal crônica e diálise. Ainda, ser tão honesto quanto possível com eles é o aspecto mais fundamental para se entender a sua situação e evitar medo indevido.