O Instituto de Hemodiálise Sorocaba foi fundado em 1973 com a denominação de Clínica de Doenças Renais S/C Ltda por iniciativa do Dr. Nelson P. A. Silveira e Dr. Chaim Kopelman.
Em 1974 entra na sociedade Dr. Jaelson Guilhem Gomes que adquiriu as quotas do Dr Chaim.
Os sócios desenvolviam seus trabalhos no atendimento de portadores de Insuficiência Renal Aguda no C.T.I do Hospital Evangélico de Sorocaba, de maneira pioneira e por vezes improvisada.
Em 1974 iniciou-se o tratamento ambulatorial do primeiro paciente Renal Crônico.
Em 1977 o atendimento ambulatorial para insuficiência renal crônica foi ampliado e passa a ser custeado pelo governo.
No final de 1978 o ambulatório foi transferido para uma Unidade Satélite próximo ao Hospital Evangélico Sorocaba, com espaço físico, equipamentos, materiais e pessoal custeados pelos sócios médicos.
Em março de 1979, Dr. José Luis Bevilacqua, passou a fazer parte do grupo. Até então as técnicas de diálise realizadas eram Hemodiálise e Diálise Peritoneal.
Em julho de 1984 inicia-se o programa de CAPD e em setembro de 1990 realizou-se o primeiro transplante renal no Hospital Evangélico de Sorocaba.
Em maio de 2000 foi inaugurada uma nova Unidade com construção moderna , adequada para a sua atividade e totalmente reequipada com maquinário de tecnologia moderna para garantir a total qualidade e segurança do tratamento.
O IHS foi parceiro da RTS Brasil de dezembro de 1996 a dezembro de 2003.Esta parceria propiciou condições para o grande investimento na qualidade da assistência prestada aos pacientes.
Em Janeiro de 2011 constituiu-se uma nova sociedade com a inclusão de 5 novos sócios : Adriana Machado Lopes, Marcio Dias Chaves Bolinelli, Milene Cristina Devito Guilhem, Paulo Eduardo Matos Ferreira Santos e Rosania Aparecida Veronica . Deixamos de ter a participação do sócio Dr José Luis Bevilacqua que muito colaborou para o atual sucesso da nossa instituição.
Sempre defendemos o trabalho em equipe multiprofissional , onde médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogos, assistente social, tecnólogo em saúde, técnicos de enfermagem , equipe administrativa, de suporte e limpeza, cada um em sua área buscam dar o melhor de si para alcançar as metas estabelecidas e propiciar um atendimento digno aos nossos pacientes, melhorando sua qualidade de vida.